sábado, 7 de março de 2009

SUICÍDIO E RESSURREIÇÃO DA PEQUENA BURGUESIA


SUICÍDIO E RESSURREIÇÃO DA PEGUENA BURGUESIA.

Hoje, com a economia do mercado institucionalizada na sociedade caboverdiana, o PAICV terá como princípio reformador, formar uma nova conduta militante, de forma a limpar ideias antiempresariais, visto outrora como classe dominadora/exploradora.
Em todo mundo capitalista os partidos conservadores/ republicanos e liberais/ democráticos tem empresários que são adeptos e apoiantes destes distintos partidos.
Muitos empresários caboverdianos são apoiantes do PAICV, dado à filosofia social e económica desse partido.
As oportunidades e incentivos dos jovens empresários e investidores tem transformado a postura dos militantes do PAICV, num autêntico desafio, face às novas formas de estar na politica. Se outrora (1975 a 1990) ser empresário era uma atitude antimilitante, hoje, é uma iniciativa louvável, geradora de emprego e sucesso.
Sabe-se que em toda sociedade de sistema multipartidário a sociedade é dividida, politicamente, com posicionamento de lobbies empresariais bem identificados.
Nos EUA e em toda parte Ocidental, onde reina o pluralismo politico, houve sempre criticas que acusam governos de benificiar suas bases empresariais em detrimento de empresários afectos à oposição. Devido aos projectos de infra-estruturação, renovação tecnológica, assessorias jurídicas e outros contratos governamentais, surgem disputas politico-partidarias coladas aos lobbies de influência económica e financeira. O governo sempre é alvo de criticas na gestão desse assunto, sobretudo, quando tenta institucionalizar a corrupção e/ou partidarizar a função pública.
Quando o estado de Cabo-verde entrou no processo de privatização – conhecido como período da VACA GORDA –, muitos empresários pró MpD e o governo foram acusados de graves corrupções, dado à falta de transparência nesse processo.
Teve escândalo de várias dimensões politicas, com consentimento politico do então partido no poder, que fez da sua maioria absoluta a “tábua de salvação” da nossa democracia.
Apesar dos casos ENACOL,TELECOM, EMBAIXADOR ESTRELA e outras pequenas novelas políticas elucidativas foram denunciados publicamente e com processos no tribunal, ficaram mais uma vez impunes os homens de colarinhos brancos.
A politica tem sido um caminho aberto para enriquecimento de várias camadas pobres que “assaltam” e/ou demagogicamente conseguem ser eleitos, para transformarem em empresários ressuscitados de poço miserável e cofre vazios às varandas de palácios e cofres endinheirados.
Transformaram-se em burgueses, lobbies de grande influência politica e económica.
Do período da VACA GORDA à vaquinha magra, muita corrupção entrou na cena politica dos partidos, com maior cumplicidade do MpD, mentor da lei e contra a lei que pune a lavagem e branqueamento de capitais.


Napoleão Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário